Medalhista Edenilson Floriani é recebido com festa e percorre ruas de Joinville em caminhão dos Bombeiros

  • Foto: Divulgação -

O atleta foi recepcionado por amigos, familiares e autoridades locais

O medalhista mundial Edenilson Floriani foi recebido com festa em Joinville na tarde desta quarta-feira (19/7), quando chegou de Paris. O paratleta trouxe no peito a medalha de terceiro lugar no arremesso de peso, por ter atingido a marca de 14,06 metros no Mundial de Paratletismo.

No Aeroporto de Joinville, Edenilson foi recepcionado por amigos e familiares e recebeu as bandeiras do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe) e do Município de Joinville. Já em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários, percorreu as ruas Blumenau, Timbó, Dr. João Colin, Itaiópolis, e parte da Av. Beira Rio até chegar em frente a Prefeitura.

No trajeto foi aplaudido e parabenizado pelas pessoas que acompanharam a carreata, escoltada pelos agentes de trânsito de Joinville.

“Chegar aqui com essa festa toda é uma alegria imensa. No último arremesso, quando eu vi que já tinha ganhado a medalha, passaram mil coisas na minha cabeça: como meu início no paradesporto, e o dia que ganhei a medalha, quando completou 12 anos da minha alta do hospital. Foi um turbilhão de emoções. Deu tudo certo e eu trouxe essa medalha para Joinville”, comemora Edenilson.

Na Prefeitura, o atleta foi recebido pelo prefeito Adriano Silva, pela vice-prefeita Rejane Gambin e por servidores da Secretaria de Esportes, liderada pela secretária Caroline Antunes.

“O Edenilson está sempre motivado, faz tempo que vem trazendo grandes conquistas para a nossa cidade. É um grande exemplo para todos nós. Tenho muita honra em tê-lo como atleta joinvilense e de o estar recebendo aqui na Prefeitura como o terceiro melhor atleta do mundo na modalidade”, afirma o prefeito.

Edenilson é atleta bolsista da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Joinville e representa o Cepe, que neste ano comemora 21 anos de fundação.

“O trabalho do Cepe é um trabalho de anos. Não se transforma um atleta do dia para a noite. É um orgulho para nós ter um atleta medalhista mundial. O apoio é fundamental, principalmente das empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Esse apoio que a Prefeitura tem dado também é importante e nós conseguimos transformar isso em novos atletas com a escolinha do Cepe. Atletas que também vão ter a oportunidade de chegar onde o Edenilson chegou”, diz Sérgio Luiz da Silva, presidente do Cepe.

Próximas competições

A rotina de Edenilson é intensa. Diariamente os treinamentos técnicos ocorrem no período da manhã, na Univille, e a tarde é dedicada ao condicionamento e preparação física, com academia, fisioterapia e outras atividades.

O foco agora são os Jogos Parapan-Americanos, em novembro. Mas os objetivos já estão traçados para buscar medalhas também no Mundial de 2024 e nas Paralimpíadas de Paris, que ocorrem no ano que vem.

“O foco total de qualquer atleta é participar de uma Paralimpíada e eu quero chegar lá brigando não por bronze, mas por ouro”, afirma Edenilson.


Seleção Brasileira Feminina se prepara para estreia na Copa do Mundo com possíveis mudanças na escalação Anterior

Seleção Brasileira Feminina se prepara para estreia na Copa do Mundo com possíveis mudanças na escalação

Atleta do Joinville Iate Clube é convocado para o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade 2023 Próximo

Atleta do Joinville Iate Clube é convocado para o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade 2023

Deixe seu comentário